0

Algumas reflexões sobre o Livre-Arbítrio

segunda-feira, 15 de novembro de 2010.

Algumas reflexões sobre o Livre-Arbítrio
Antes da queda de Adão, o homem sem pecado, era capaz de pecar. Porque Deus disse: "No dia em que você comer dela certamente morrerás" (Gênesis 2:17).


Assim como Adão caiu, o homem pecador era não capaz de não pecar, pois estávamos incrédulos, e "tudo o que não provém de fé é pecado" (Romanos 14:23).


Quando nascemos de novo, pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de não pecar, pois "o pecado não terá domínio sobre vós" (Romanos 6:14).


Isso significa que o que Paulo chama de "homem natural" ou "a mente da carne" não é capaz de não pecar. Paulo diz isto em Romanos 8:7-9


A mente que está definido na carne é hostil a Deus, pois não se submete à lei de Deus, na verdade, ele não pode. Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. (Veja também 1 Coríntios 02:14).


Como, então, vamos pensar em livre-arbítrio?


Não é uma economia de energia. Em sua liberdade de vontade, o homem caído não pode por conta própria fazer nada, mas o pecado. "Tais livre" vontade é uma realidade devastadora. Sem algum poder para superá-la é dobrado, o nosso livre-arbítrio só condena-nos.


Poderíamos parar por aqui e voltar com alegria para a verdade do evangelho que Deus supera a nossa resistência, nos dá a vida, desperta a nossa inclinação para a morte de Cristo, e livremente e irresistivelmente nos atrai para si mesmo (João 6:44, 65; Atos 13:48;Efésios 2:5, 2 Timóteo 2:25-26).


Mas às vezes ajuda a responder a acusações. Uma objeção comum é que, se "não pode" fazer o que é certo e "só pode" fazer o que é pecado, então não estamos a agir de forma voluntária e não pode ser elogiada ou culpa.


Aqui está parte da resposta de João Calvino a esta objeção:


A bondade de Deus é tão conectado com sua divindade que não é mais necessário doque ser Deuspara ser bom e que o diabo, por sua queda, era tão distante de bondade que ele não pode fazer nada, mas mal.


Se alguém dar uma palavra ao zombar profano que o elogio é pouco devido a Deus por uma bondade que ele é forçado, não é óbvio para todos os homens a responder: "É devido não ao impulso violento, mas a sua bondade sem limites, que ele não pode fazer mal? "


Portanto, se a livre vontade de Deus em fazer o bem não está impedido, porque ele deve necessariamente fazer o bem, se o diabo, que nada pode fazer mal, mas, no entanto pecados voluntariamente, pode-se dizer que os pecados do homem menos voluntariamente, porque ele está sob uma necessidade de pecar? (Institutos, II.3.5)

Citado por: Aparecido Sales
Leia Mais...

Estamos em toda rede Online

Assinantes Seguidores
Artigos
Comentários
Dias Online
Widget by Blog Tagster e FerramentasBlog

Ajude-nos a divulgar este trabalho

AddThis

Pesquise neste blog

Procura na página

Obrigado, amados{as}, por estarem aqui!

ou < ou

ÍNDICE ARTIGOS

Custom Mundo Blogger |Widget by Abu Farhan

Postagens

Postagens populares

Siga-nos também no twitter

Pesquise na web aqui!

 
Mapa da Salvacao © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |